COMO ESCOLHER O TEU FATO

March 2, 2018

 

 

 

Muita gente pergunta: Que fato deva comprar? eu não sou muito especialista em fatos e acho que devemos ter pelo menos 2 fatos quando praticam stand up paddle pois para SUP Surf usamos um fato e para remar em aguas paradas outro.

e como sempre aparecera pessoa muito mais avalizada para ajudar e aconselhar, mas vou tentar baseado na minha experiência ajudar tenham em conta que no fim é sempre uma escolha muito pessoal e no mar o barato sai caro.

 

Todos os dias  vemos pessoas a surfar, a remar e a fazer o seu treino o ano todo.

Como é que isto é possível? Simples, usam um fato de neoprene e o frio já não é desculpa para não surfar o ano todo.

 "É sempre verão". desde o Pioneiro de Jack O'Neill de Santa Cruz, Califórnia, os fatos  passaram por uma longa evolução, os fatos de hoje são tão quentes e flexíveis, bem ao contrario do inicio que eram como armaduras.

 

Os fatos são feitos de um material flexível chamado neoprene, que é uma borracha sintética que contém milhares de pequenas bolsas de ar, que vão manter-te quente, prendendo uma camada de água entre o neopreno e a tua pele, que o corpo então aquece.

Ocasionalmente, esta água limpa e é substituída por uma nova camada de água, que o corpo volta a aquecer. Isto acontece às vezes com um duckdive/bico de pato ou quando mergulhamos.

 

Tipos de roupa e acessórios
Os fatos de neoprene  vêm numa variedade de diferentes cortes, espessuras e cores. Mas antes que decidas obter o néon mais elegante e  laranja cheio da design la do bairro, lembra-te de que os fatos absorvem a luz solar, oferecendo calor adicional logo na escolha da cor tem isso em conta.

 

Springsuits (às vezes chamados shorties) são óptimos quando a água ou a temperatura ambiente  é apenas pouco diferente da temperatura corporal, ou seja o suficiente para não  te sentires confortável simplesmente a remar de calções ou bikini.

 

 Alguns shorts têm mangas compridas o que oferece um pouco de calor, e protecção contra o vento e frio, especialmente na primavera ou no outono, quando o ar está mais frio.

 

 

 

 

 

 

Os long  Johns são fatos que têm pernas longas e sem mangas.

normalmente usados quando a água estiver fresca e o ar estiver quente.

Eu pessoalmente uso um long john de alças o ano todo (menos para SUP ondas ai uso um 5,3)  e depois vou adaptando, juntando mais camadas há medida  que tenho mais frio, (com licras de neoprene ou colete e também corta vento, e calçado) mas eu vivo na área de Lisboa/Setubal onde o clima é mais ameno e fácil de mudar em pouco tempo para uma temperatura mais quente, provavelmente a norte do pais esta técnica pode não funcionar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se não funcionar então teremos de usar:

Os fatos completos que são o mais comuns de se ver no mar. Estes cobrem todo o corpo e vêm numa variedade de espessuras, dependendo das temperaturas que vais enfrentar. Normalmente em Portugal de inverno usamos o fato de espessura 4/3, se bem que alguns modelos 5/3 elásticos e 3/3 estanques elásticos tem resultado bem para alguns praticantes mais friorentos e ao mesmo tempo mais ansiosos por liberdade de movimentos (no final é sempre uma escolha pessoal de cada surfista).

 Alguns fatos vêm com capuz anexados. Se estiveres em água fria , esta é uma boa opção, usar um capuz que pode ja vir com o fato ou pode ser comprado em separado e adaptado (eu prefiro este ultimo) o capuz reduz o frio pois grande parte da perda de calor é feita por essa área da cabeça . 

 

 

As luvas vêm em todos os tipos e qualidades. Existem luvas de  três dedos, de cinco, ou sem dedos visíveis,e também vêm em diferentes espessuras dependendo da temperatura que  vais enfrentar. As luvas sem dedos oferecem mais calor porque os dedos estão todos juntos, melhorando a retenção de calor, mas sacrificam a capacidade de usar os mesmos para agarrar as coisas.

Eu pessoalmente e luvas não me dou bem pois perco a sensibilidade se estiver na neve utilizo claro mas por questão de segurança pessoal porque em Portugal não consigo usar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Botas de neoprene aparecem mais usualmente na variedade de dois dedos com um compartimento para o dedo grande e o outro para os restantes dedos, isso adiciona um pouco mais de estabilidade no pé reduzindo as chances de deslizar na prancha. Mais uma vez, botas vêm em diferentes espessuras e são como Ténis um pouco mais baixos e menos espessos para água morna, com sola de borracha que oferece protecção para os pés em condições com fundos afiados de recife ou rocha, ou mais espessos para frio. 

Pessoalmente achava isto ao inicio desnecessário mas para aguas paradas e descoberta de praias e paraísos faz todo o sentido ate por uma razão de segurança, pisar um ouriço não é agradável ou cortar-se numa concha estraga o teu dia. Para surf continuo a não me sentir confortável prefiro não usar nada nos pés pois quero poder sentir a colocação dos pés na prancha e perceber o movimento da mesma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a qualidade dos fatos disponíveis hoje, é possível ir a surfar durante todo o ano, mesmo no meio de uma tempestade de neve!

Para isso tens de ter atenção a espessura do teu fato  e ai vem a primeira questão: Mas que diabo são estes números 4/3,3/3 ,3/2 etc?
Ora o melhor que sei ;) A espessura do fato  geralmente é designada por dois números que representam a espessura do neoprene em milímetros, o primeiro número é o neopreno mais grosso, que é usado ao redor do tronco e das pernas na área acima dos joelhos, o segundo é um neoprene de grau mais fino que é usado em torno dos braços junções pernas o que permite um pouco mais de flexibilidade e manobrabilidade na agua para remar.

Outra tema interessante é se são selados ou não, muitos fatos vem cozidos e colados e outros cozidos colados e com um selo por cima da costura isso significa que o fato que tem o selo que reduz a possibilidade da agua entrar pela costura, fazendo o corpo adaptar-se menos vezes.

Eu utilizo muito a técnica de soprar para dentro de um braço e perna apertando no lado contrario e ver se o ar sai muito rápido ou mais lento é uma teoria para ver se o estanque que é.

Fatos  2/1 e 1mm são muito finos, oferecendo protecção suave contra o vento , 3/2 completos são os mais finos que  provavelmente encontrarás são óptimos no início da primavera e no outono e não são muito restritivos aos movimentos. 4/3 são o passo acima disso, oferecendo mais calor e neste caso com a evolução na construção dos mesmos não sentiras a diferença nos movimentos, começas a sentir os efeitos do neoprene adicionado e o que pesa nas espessuras 5/4 e 6/4, bem mais espessos,e para temperaturas mais frias, quando usas estes o mais provável é adicionares capuz, botas e luvas pois o tempo estará bem longe do que se faz sentir em Portugal normalmente .

 

 

Licras (rash guards)

Camisas de licra  têm múltiplos usos, tornando-as muito úteis no mundo do Surf e SUP. Como o nome em ingles sugere, protegem o corpo de arranhões e alergias provocadas pelos friccionar do fato em contacto com a pele, ou devido a cera de surf / wax que pode provocar irritações na pele, por isso aconselho a usar licra debaixo do fato ou um creme gordo tipo nivea para colocar nas áreas mais sensíveis e que entram em contacto com areia e agua no fato normalmente pescoço .

As licras tabem são feitas para usar com calções providenciando uma protecção solar excepcional sem o escorregadio de protector solar.

Podes encontrar nas variedades de manga curta ou manga comprida, e já oferecem índice de proteção U.V.

as licras parecem estar fora de moda ultimamente, e eu vejo que os surfistas usavam cada vez menos em favor coletes de roupa de mergulho, t-shirts simples.

 

 

Escolhendo o teu fato 

Tem de ser confortável, não muito apertado, nem muito largo.

Se for muito apertado, não te consegues mexere o aperto a volta do pescoço pode ate dificultar a respiração, esquece pois movimento é uma parte essencial para o teu surf ou remada e respirar idem, muito apertado podem os braços ficar meio presos e essa falta faz-te ficar cansado muito rapidamente e reduzes a tua estadia na agua. Se for muito solto, largo, tens uma tonelada de água la dentro e o teu corpo terá dificuldade em aquecer toda aquela água, para alem disso ficas tipo sharpei e essas reentranças podem com uso continuado e o sal fazer pequenas irritações ou feridas, que ao final de muitas horas na agua, aumenta muito e faz um ardor horrível .

Provar o fato na loja é essencial pois cada marca tem um corte ligeiramente diferente que pode ou não ser bom para o teu tipo de corpo só testando vez se estas confortável .

Na praia

vestir o teu fato é mil vezes mais fácil se estiver seco e livre de areia. Se estiver húmido, e cheio de areia vai dar um pouco de luta, podes sempre utilizar a técnica dos mergulhadores com um saco plástico nos pés, vestes o fato, pois faz deslizar e ajuda a vestir o fato.

Tirar o fato  às vezes pode ser uma trabalhão tenta progredir lenta e assertivamente ate ao fim, pouco a pouco vai sair, não estragues o teu fato desnecessariamente por raiva ou falta de paciença :),o neoprene que é usado hoje em dia é incrivelmente flexível, e alguém que não conheça sua própria força pode rasgar o fato com a gana de o tirar.

Ajuda a ter uma caixa de plástico ou balde no carro  para colocar o fato a escorrer depois da sessão. Não é divertido carro com água salgada e agua salgada e sol também dont mix com carros.

 

Mudando em público vestir e despir

Normal acontecer, muitas praias não tem balneários públicos por isso use uma toalha e retire a parte de cima do fato depois a parte debaixo ou compra um Poncho que podes vestir sem que ninguém te veja.

 

 

Tomar conta do teu fato
Os fatos bons são caros, por isso vale a pena cuidar bem do teu, vai durar muito mais tempo e vai cuidar de ti em troca, depois de surfar não amasses o teu fato nem o deixes a secar no carro, além do odor desagradável, a água salgada realmente degrada o neopreno ao longo do tempo, e a coisa é tao simples como lavar com agua doce á temperatura normal,  nunca agua aquecida, depois de terminar é colocar a secar, pendura-o num cabide igual ao da loja e deixa-o secar, nunca usar molas de roupa a vincar o fato, pois vai estragar essa parte em contacto, e ao final de um tempo pode rasgar por ali.

Pendurá-lo na banheira é a minha opção, gosto de secar os meus fatos de dentro para fora se eu for surfar no dia seguinte pelo menos a parte em contacto com a minha pele esta seca e custa menos a vestir principalmente de manhã ao frio.

Dica: tens uma máquina de lavar deixe a estar o neopreno não precisa dela

Dica: tens uma grande banheira, e pensas tomar banho e lavar o teu fato só se for de agua frio senão esquece os selos não se dão bem com temperaturas de banho muito quentes.

Dica: quando sais se ficas na praia não deixes o teu fato secar com agua salgada e areia ao sol o sal vai cristalizar e rasgar o neoprene.

 

 

Badalhoquises 
Há opiniões contraditórias sobre fazer xixi no fato, no entanto, para mim as 2 tipos de surfistas ou SUPERS os que fazem e os que mentem LOL .

Está altas ondas, tipo incríveis e o wc ta no café do bar de praia, e tenho de consumir para o usar?? hummmm hummm pera ai que eu acredito que vais sair de dentro de agua.

Em aguas paradas é bem mais facil, pois podemos sempre parar escondernos num arbusto. É nojento Carlos? agradável não é mas a urina é estéril e se deixares entrar agua pelo pescoço é suficiente para tirá-lo e depois chegando a casa lavem bem com agua doce nada de detergentes ou sabonete.

 

 

Armazenar 

durante algum tempo não vais usar e queres guardar o fato ??

Não dobres o fato e deixes numa gaveta, isso coloca vincos, a melhor maneira de armazenar é pendurá-lo pela cintura. não coloques em cabides pelos ombros, pois isso esticará os ombros ao longo do tempo. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

5 REMADA DOS PAIS NATAIS RECEITA REVERTE PARA A ACREDITAR

November 6, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 31, 2019

March 17, 2019

February 14, 2019

Please reload

Arquivo