LOCALISMO E ETICA DENTRO DE AGUA

May 8, 2017

ÉTICA DENTRO DE AGUA, RESPEITO, SÃO MUITO SIMPLES DE APRENDER, SÃO REGRAS DE SENSO COMUM.

 foto DAHUI HAWAII

 

Durante muito tempo e ao contrário de muitos que hoje se desmarcam dessa postura (vá se lá saber porque??) eu fui muito localista, eu não me esqueço de onde vim, e tenho orgulho na minha evolução, a praia onde eu surfava era considerada agressiva, tinha muitos grupos, e existiam atitudes mais exacerbadas, um pouco parvas mesmo.

 Mas a época (os fins de 80, 90tas) a idade, as influências musicais, e os localistas hawaianos, e californianos, acabavam por nos levar a essa parvoíce.

Mudei a minha postura de vida  pois comecei a surfar outros locais, comecei a entender a cultura do mar, e comecei a ver que era muito fixe experimentar: Ondas de todo o lado, conhecer novas pessoas, e viver novas aventuras, muito influenciado por um amigo das ondas grandes mudei.

 

Hoje em dia com a massificação dos desportos de mar traz de novo algum ímpeto localista às nossas praias, pelo menos nas conversas na areia.

A minha humilde opinião, é  que deve ser passado a todos os recém chegados, Educação, cultura de mar, de respeito pelos surfistas mais velhos, pelos locais, temos de educar as novas gerações de surfistas a respeitar , para ser muito mais tranquilo estar dentro de agua.

  Quer queiram tapar o sol com a peneira ou não, e falar de liberdades, a verdade é uma: Sim existem realmente pessoas que surfam com mais frequência no mesmo local, como tal devem ser respeitados, pois essas pessoas cuidam do seu espaço de uma forma diferente, não pior, nem melhor, diferente, o que temos de entender são regras básicas de SURF/SUP, de convivência dentro de água, e começa pelo algo simples: Não estás na tua terra? então trava conhecimento com as pessoas, espalha boa onda e respeito, pede conselhos, cumpre com as regras, surfa as tuas ondas sem te impor, e vai conquistando o teu espaço pouco a pouco, acima de tudo conhece os teus limites, mas de uma forma realista (E não, tu não fizeste aquele tubo insane, foi só água nos olhos e estavas com o corpo todo fora ok, e a onda tinha menos de meio metro era impossível OKkkk...) se te Avalias bem, ou seja,como um Kay Lenny de trazer por casa, que esta sempre a cair e que tem dificuldade em cortar uma onda , que está em fase de aprendizagem, então não te ponhas em frente das pessoas, não remes para o meio do pico, afasta-te um pouco e limita-te a surfar em zonas sem crowd, com piores ondas, evolui até lá chegares, e passares para ao pé dos que já dominam um pouco mais a técnica, é como um nível na universidade, num jogo, encara como um desafio saudável, um ritual de passagem bem diferente de certas praxes,  e acredita, vai te saber melhor, não o vejas como algo negativo ou privação de direitos, e sim como algo que passas em tudo na vida, até no trabalho.

Em Stand Up Paddle a coisa piora um pouco, temos mesmo de ser ainda mais exigentes e realistas que os demais, ou tens um bom nível, ou uma prancha do tamanho de um Stand Up desgovernada fará estragos, pode ocorrer um acidente, não remes para o pico cheio de surfistas,e bodyboarders se não dominas o desporto, e se dominas, bem amigo se dominas, então mais uma vez se Humilde, e respeitador, tu estás sempre atrás do pico devido a remada mais forte, e deslizamento maior da prancha, terás quase sempre prioridade, deixa os outros divertir-se também, e evita discussões e não des má imagem do nosso desporto aos outros, se estás no meio de praticantes de SUP então cumpre com as regras de surf.

Para nós formadores que temos escola, temos de pensar que ajudamos a massificar o desporto e como tal temos de olhar para as coisas de forma diferente, os formadores têm de ser mais exigentes consigo mesmo, e ensinar coisas que vão para além do simples remar e surfar, ensinar a tal cultura de mar que tanto falamos pois nos fazemos o que fazemos pelo amor que temos ao mar logo é fácil passar aos outros isso.

 

Regras básicas a aprender no mar:

 

1ª Quem está no pico da onda tem sempre prioridade por favor deixa surfar, não avançes para uma onda, se estiveres mal posicionado, evitas confusão, e evitas magoar-te com uma prancha ou quilha,  deixa o surfista usufruir da plenitude da onda

 

 2ª regra se vem os 2 na mesma direcção e vão bater!!! amigos retirem antes de se magoarem ( o aéreo na junção fica para próxima) ;)

 

 

3ª regra não surfes para cima de áreas de banho, existem crianças, idosos bem como outros veraneantes ali, uma prancha mesmo uma soft pode provocar danos graves. imagina se for um familiar teu magoado por outro surfista. 

 4ª regra a menos que surfes numa praia com canal onde a ondulação não quebre, passa para fora na área de espuma e não na área de rebentação ou como podes ver o mais longe possível para não interferirem com outros surfistas .

 

 5 ª E ultima comunica se estas no pico  e tens prioridade avisa para que lado vais ajuda os outros a escolher outras direcções (se for possivel) e alerta os mais distraídos no mar nem sempre se ouve, estamos distraidos a curtir por isso COMUNICA ESQUERDA OU DIREITA dependendo do número para onde vais. haaa ja me esquecia o OIIII é falta de respeito apesar de muitos o dizerem.

 

Até a próxima remada, e não se esqueçam: Se nos damos ao respeito, somos respeitados.

 

BOAS REMADAS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

5 REMADA DOS PAIS NATAIS RECEITA REVERTE PARA A ACREDITAR

November 6, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 31, 2019

March 17, 2019

February 14, 2019

Please reload

Arquivo