EVITAR LESÕES NO SUP (pequenas noções)

November 18, 2016


O Stand Up Paddle tem crescido em toda parte desde que exista um plano de água: em flat-water, surf, e em rios. Com o crescimento vêm um número de problemas potenciais. Existem vários treinos que podemos optar para a prevenção, apesar de que nós em Portugal não temos por habito recorrer a uma escola o auto-didactismo pode ser bom como muito grave nas lesõe , uma discussão de métodos de treinamento eficaz e possíveis lesões são muitas vezes ignorados pelo remadores, até algo começa a doer e ai já é tarde demais. Lesões por over training (treino excessivo) são comuns.

As lesões de treino excessivo em SUP são semelhantes a outras provocadas em desportos de remo, no entanto neste caso elas são exacerbadas pela maior alavancagem da pá do remo e da posição de pé.

Para impulsionar a força para a frente deve ser transmitida da pá para o corpo inteiro do remador, cinturar (rodar a cintura para a frente quando se vai colocar o remo na agua) e usar o corpo todo na remada alem dos benefícios físicos, reduz o impacto em zonas como a lombar ou o ombro pois a força é dividida por todo o corpo. As articulações são outros dos pontos de fragilidade: pulsos, cotovelos, ombros, costas, joelhos e tornozelos e que devem ser treinados.

O processo exacto que faz do Stand Up Paddle um desporto tão bom para o seu corpo é ao mesmo tempo potencialmente mau para suas articulações. Há no entanto varios items que deve ter em consideração quando treina SUP: O seu remo, consciência do seu Corpo e capacidades do mesmo ,técnica, treino força e flexibilidade, O tipo de remada que faz (surf race touring etc etc )e se está ou não a querer avançar rápido demais.
 

O Remo ideal
Podemos reduzir a tensão nas articulações, diminuindo o cumprimento do remo, á altura exacta do remador, escolhendo um eixo de remo mais flexível e de um tamanho de lâmina mais pequena. Diminuir o comprimento do remo reduz directamente o tamanho da alavanca e como consequência, a tensão no corpo (estas reduções devem ser acompanhadas por remadores experientes pois não pode o remo estar demasiado baixo do normal caso contrario pode aumentar as lesões de lombar o remo tem de ser equilibrado entre altura do remador, prancha e estilo de remada do mesmo). Além disso, um remo correctamente cortado e adaptado ao remador reduz as lesões na mão mais directamente as forças no pulso, nos tendões do ombro e na compressão da coluna cervical. Dito isto, não queremos um remo que seja muito curto, pois isso obriga a dobrar-se e aumenta as lesões lombares .

Um eixo de remo flexível é bom porque absorve parte da energia explosiva durante a fase de captura (entrada na agua) e espalha e liberta a energia ao longo do comprimento da remada Isso diminui drasticamente o impacto nas articulações e os potenciais danos. As alternativas que podem escolher no remo são as de fibra de carbono e as de madeira e bambu pois são mais leves e resistentes e absorvem mais o impacto que os remos em outras materias.

Um tamanho de pá menor reduz a área de superfície da mesma e a quantidade de energia necessária para cada remada. 
   
O nosso corpo
Cada indivíduo é único. Lesões, idade, fitness, força e flexibilidade todos desempenham um papel importante na determinação de que tipo de remada escolhe fazer e como  fazê-lo. Por exemplo, se  tem problemas nas costas lombares etc, é melhor remar em águas planas, do que em ondas onde os movimentos repentinos são necessários o que com certeza  aumenta a probabilidade de lesão lombar . Não ignores a história do teu corpo ou o que ele te diz que podes ou não alcançar, pois nem todos temos de ser campeões e o divertimento neste desporto é uma questão de opção consciente, a versatilidade do mesmo faz dele sempre fantástico.

 

Técnica
Aprender a técnica adequada de remada e remar em ambos os lados da prancha é vital para prevenir lesões. Os nossos músculos são projectados para estar em equilíbrio e evitar lesões, precisamos mante-los dessa forma, aprendendo a remar correctamente em ambos os lados. Isto pode parecer mais fácil do que é na realidade pois todos nos temos um lado mais forte e a técnica tende a ser mais apurada desse lado devemos variar para distribuir por todo o corpo a força da remada e prever lesões, para alem do mais a remada exclusiva de um lado com condições um pouco mais adversas como o vento podem levar a que não consigamos chegar ao destino, outra parte importante é a retirada do remo dentro de agua que não deve de ir alem da cintura para não aumentar a carga nos músculos a remada para la da cintura é serve apenas para aumentar o esforço do remador e a pressão no remo  e como consequência no corpo do remador levar o remo ate ao tail da prancha não aumenta o glide (deslize) nem é mais eficaz.

 

Treino de força e flexibilidade
 Se queremos remar regularmente , vamos beneficiar se passar-mos alguns tempos de cross-training (combinação de exercícios complementares ao nosso ) para evitar lesões o treino em terra ou na piscina é importante e ajuda a manter fortes áreas de possível lesão.

 

O tipo de remador que é?
Rema  em flat-water, surf, ou em rios e descidas? a sua escolha faz requerer diferentes equipamentos e habilidades. As forças no nosso corpo são diferentes também consoante o estilo de remador, Isso significa que os tipos de lesões que  pode vir a suportar são mais especificas consoante a vertente do SUP que escolhe fazer. Remadas em aguas paradas/flat-water  é tipicamente limitado a lesões por treino excessivo muitas repetições. Enquanto o surf  apesar de susceptíveis às mesmas lesões de treino excessivo, o movimento das aguas é superior o que aumenta as chances de danos musculares e tendão.

 

Conselho: se vai levar este desporto para a frente primeiro consulte o seu medico e tenha a noção real das suas capacidades,  depois consulte pelo menos 2 professores de escolas diferentes que tenham alguma experiência , diga exactamente ao que vem e cruze os ensinamentos dos vários professores adaptando-os a sua realidade física e em que área do SUP vai optar por escolher se ondas ou se flat water ou outras. Uma ou 2 aulas não o deixara mais pobre apesar de não ser ideal mas ao menos fica com uma noção e pode fazer perguntas  e retirar algumas duvidas que não pode fazer ao youtube ;)

 

ATE LA BOAS REMADAS 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

5 REMADA DOS PAIS NATAIS RECEITA REVERTE PARA A ACREDITAR

November 6, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 31, 2019

March 17, 2019

February 14, 2019

Please reload

Arquivo