Como se iniciar no Stand Up Paddle

November 11, 2016

Stand Up Paddle (SUP) fornece uma maneira muito boa e relaxante de se divertir na água. Com pouco equipamento  pode remar no mar, em lagos em rios. O SUP é um exercício para todo o corpo e por isso tornou-se uma atividade de cross-training (treino misto).

Além disso, uma vez que a pratica deste desporto é em pé  em cima da prancha, é possível aproveitar vistas únicas, desde animais marinhos, até um horizonte fantástico e inesquecível. 

Este artigo indica o básico de equipamentos e técnicas para que possa dar os primeiros passos 

Lembrando que bons profissionais e escolas de SUP especializadas, fazem parte dessa iniciação.

 

Equipamento para SUP

Boa notícia: Só precisa de alguns equipamentos e tecnicas chave para aproveitar o SUP.

  1. Prancha de Stand Up Paddle: É o investimento mais significativo. Tamanhos variam dependendo do peso e experiência do remador faça uma escolha criteriosa e não opte apenas por ser mais barato porque o barato sai caro. 
  2. Remo: Para começar escolha um remo adaptável a vários tamanhos para as primeiras experiências surf passeio etc (normalmente incluídos na compra). Com o tempo e com uma boa técnica desenvolvida, saberá qual o melhor tamanho e poderá comprar um remo para cortar (em carbono) ou saber qual o tamanho correcto para a sua pratica preferida.
  3. Equipamento de flutuação individual: Alguns lugares classificam SUP como embarcações, então nesses casos é importante sempre usar um colete caso esteja em águas navegáveis e fiscalizadas. Existe uma grande discussão sobre isso. a minha opinião pessoal é que depende do local de uso e da pratica, acho obrigatório o uso de colete em rios ou planos de agua doce, em mar quando em passeios longe de costa ou em condições adversas como o downwind .   Para SUP Surf não me faz sentido, para aulas iniciantes em locais próximos de costa principalmente planos de agua fechados (lagoas e pistas) com fato de neoprene (ja de si aumenta a capacidade de flutuação) e leash acho que não deve ser obrigatório, pois para um praticante iniciante que nunca teve contacto com o mar pode o colete ser um factor de pânico na subida para a prancha bem como atrapalha alguns movimentos  
  4. Roupas apropriadas: Para climas frios onde a hipotermia é causa de preocupação, use um fato de neoprene. Em climas mais quentes, use calções e uma licra e chapeu como protector solar – algo que ofereça mobilidade e secagem rápida que permaneça prático mesmo molhado;
  5. Filtro solar: use protector, óculos de sol e chapéu para remadas de lazer. Durante competição (mesmo que amadoras) carregar muitos acessórios pode tirar a concentração e alterar peso e equilibrio.

 

Técnicas para iniciantes no SUP

Transportar  a tua prancha até a água

A maioria das pranchas de SUP tem uma alça fixa ou um buraco alça.  apoie a prancha com as quilhas viradas para si e use a alça (situada no meio da prancha) para a levantar e transportar. Mantendo a prancha em  baixo do braço, carregue-a e com sua outra mão o remo, para balancear o peso use a anca. Para distancias maiores podem utilizar a técnica de levar a prancha na cabeça o mais centrada possível 

 
primeiras remadas na prancha

Quando se começa neste desporto, é melhor começar em águas calmas sem ondulação, e livres de obstáculos como barcos, bóias e rochas. No começo, é possível que ache mais fácil ficar de joelhos na prancha em vez de ficar em pé. Aqui estão os passos para começar.

 

  1. Ficando de pé ao lado da prancha entre ate a agua chegar aos joelhos e pose a prancha, coloque seu remo na horizontal em cima da prancha.
  2. Segure a prancha. Uma das mãos pode segurar o remo;
  3. Suba para a  prancha e fique inicialmente de joelhos. Entradas e saídas de dentro de agua, sempre de joelhos para sua segurança;
  4. Dessa posição de joelhos, tenha uma noção do ponto de equilíbrio da prancha. O nose (ponta da prancha) não deve ficar para cima e o tail da prancha (parte de trás) não deve ficar submersa.
  5. Mantenha suas mãos em ambos os lados para estabilizar a prancha; Quando você estiver pronto. Coloque os seus pés onde os joelhos estavam. e com mais queda menos queda (faz parte) divirta-se.
 
Técnicas na água

Postura do remador para manter seu equilíbrio enquanto  está em pé na prancha.

  1. Os pés devem estar paralelos. Não coloque os pés nos rails (laterais) alargar a postura não da mais equilíbrio;
  2. Os dedos dos pés devem estar apontados para frente, joelhos semi flexionados e as costas rectas;
  3. Projete o seu peso movendo a cintura durante a remada;
  4.  olhem sempre no horizonte, evitem olhar para os pés ou nose (parte da frente);
  5. Assim como andar de bicicleta, quando mais remar maior a estabilidade.
 
Fazer mudanças de direcção com o SUP

Existem muitas maneiras de virar a direcção na prancha facilmente.

 
Uma forma mais básica é a de reverter a remada,  é simplesmente segurar o remo atrás da prancha, dentro de água, em qualquer um dos lados e remar de traz para a frente ate o nose (parte da frente) ficar virado para onde deseja;

 

Quando cair

Stand up Paddle é relativamente fácil de aprender, mas espere cair enquanto está a aprender, Dicas para estes momentos inevitáveis:

  1. olhe para o lado de modo a cair na água e não na prancha. Cair na prancha é mais suscetível a causar acidentes;
  2. Se ao cair se separar do remo, nade primeiro até a prancha e reme com as mãos para recuperar o remo.

 

Erros comuns de iniciantes

Estes erros são fáceis de ser cometidos quando se está a iniciar. Tente evitá-los 

  1. Postura corcunda. Mantenha a coluna recta, ombros nivelados;
  2. Olhar para os pés em vez do horizonte;
  3. Ter as duas mãos na haste do remo. a sua mão de apoio deve ficar no topo do remo, na pega;
  4. Ficar com joelhos esticados. É mais fácil manter equilibrio com joelhos flexionados.

 

Quer saber mais sobre os possíveis erros? escolha uma escola de SUP e tenha primeiro umas aulas antes de investir uma prancha tem um valor ainda elevado e antes de investir primeiro veja se esta é a sua onda.

 

Próximos passos no Stand Up Paddle

 

Assim que dominar o básico, praticamente não existem limites do que  pode explorar com sua prancha. Brinque nas ondas e no mar,  e aprenda novas formas de remar.  Vá se divertir no seu SUP!

 

 

BOAS REMADAS STAND UP FRIENDS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

5 REMADA DOS PAIS NATAIS RECEITA REVERTE PARA A ACREDITAR

November 6, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 31, 2019

March 17, 2019

February 14, 2019

Please reload

Arquivo